Study Center | The Masonic Philosophical Society
The Ancient of Days

Rio de Janeiro Study Center

The Masonic Philosophical Society has been growing throughout the world steadily. While we offer many different resources for our members to grow and learn online, there is simply no substitute for attending the Study Center nearest you. When you attend a Study Center of the Masonic Philosophical Society you will have the opportunity, not only to hear from a speaker, but to participate in the dialogue.

Rio de Janeiro Study Center
Rua Alexandre Mackenzie 110 Sala 301, Centro, Rio de Janerio, RJ
Sign-Up for future notifications

Podemos modificar hábitos e com isso transformar nossas vidas?
Date: 2/5/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Literature
Presenter: Jose Jorge Marques
Synopsis: SINOPSE: Essa apresentação é baseada no livro “O poder do hábito” de Charles Duhigg. Os hábitos podem nos causar diversos problemas e arruinar nossos sonhos, mas também, se utilizados da maneira correta, podem se tornar as ferramentas necessárias para conquistar resultados incríveis. Aristóteles é creditado com a citação: “Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito”. Na Franco-maçonaria uma mente inquisitiva é pré-requisito necessário para se tornar um membro. Portanto a busca da educação é o mais importante. Não necessariamente uma educação formal, mas um aprendizado de vida com o propósito de servir melhor a humanidade.

O que vem primeiro o indivíduo ou a sociedade? Os indivíduos moldam a sociedade ou a sociedade molda os indivíduos?
Date: 4/2/2019 7:18:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Antonio Junior
Synopsis: Indivíduos e sociedades fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais não existe separação entre eles. Assim como os indivíduos são responsáveis por formar a sociedade, a sociedade também atua diretamente na formação do indivíduo, visto que este, desde que nasce, deve aprender a seguir as regras e condutas morais que são ditadas pelo ambiente social que habita. Maçonaria é para pessoas que querem aprimorar-se espiritual, mental e fisicamente. A construção de si próprio e da sociedade em que se insere tornam o Maçom um artífice do futuro e um construtor de novas realidades.

Geometria Sagrada é uma integração da ciência e da espiritualidade?
Date: 5/7/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Natural Science
Presenter: George Brigagão
Synopsis: A Geometria Sagrada ou Geometria Natural é o estudo de formas físicas específicas, sua ordem subjaz à estrutura de todas as coisas, das moléculas às galáxias, do menor vírus à maior baleia. Há padrões matemáticos ou abstratos por baixo de tudo o que vemos no mundo físico. Como isso poderia se relacionar com nossa própria jornada pessoal de integração da ciência e da espiritualidade? A Maçonaria não professa dogma, ao invés disso sua proposta é a busca da verdade. Nas Lojas, discussões e debates em questões sociais, filosóficas ou religiosas têm como propósito o desenvolvimento intelectual de seus membros, com o objetivo de capacitá-los para alcançar níveis superiores de entendimento de si próprios e da humanidade como um todo. É a busca dessa realização que move o cumprimento de seus deveres como maçons livres

Você conhece o Taoísmo?
Date: 6/4/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Theology
Presenter: Marco Antônio Sampaio
Synopsis: O ideograma chinês Tao, que literalmente traduzido significa caminho, exprime o conceito filosófico de Absoluto. Este conceito traz a idéia de origem, princípio e essência de todas as coisas. O Absoluto está além do tempo, do espaço e das linguagens. Sendo assim, não pode ser expresso, pois todas as expressões dependem de uma linguagem e de uma referência de tempo e espaço. O compasso e o esquadro reunidos é a mais conhecida representação da Maçonaria. Representa um simbolismo em dois instrumentos de trabalho, que une o sagrado e o profano da profissão de construtor. Na tradição do Taoísmo, esquadro e compasso poderiam ser comparados às energias Yin/Yang, dualidade formada pela dialética dos opostos, no sentido de que um (yin) força o mundo a se expandir para fora do seu centro, enquanto o outro (yang) o faz retornar sobre si mesmo.

A Maçonaria teve participação no movimento de 1789?
Date: 9/3/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: History
Presenter: Jose Jorge Marques
Synopsis: A Maçonaria contribuiu significativamente não só com o movimento de Minas, mas em todos os capítulos que culminaram com a independência do Brasil. Na época da INCONFIDÊNCIA MINEIRA, a maçonaria era uma sociedade secreta e clandestina, não admitida em território brasileiro, assim como na Metrópole. As Lojas Maçônicas eram proibidas de funcionar e seus membros perseguidos e presos pelo crime de pertencer a tal ordem. As reuniões maçônicas eram feitas em casas residenciais, com pretexto de reuniões familiares, onde os maçons discutiam os mais variados assuntos, principalmente as idéias de liberdade, mesmo assim, não estavam livres das indiscrições profanas, o que dificultava as discussões mais importantes. Nada podia ser escrito, pois o relato de uma reunião poderia se transformar na confissão de um crime punido com pesadas penas. Até hoje, existe a casa do Padre Rolim, na cidade de Tiradentes MG, com o salão onde se promoviam festas de casamentos e batizados, ocasião em que os maçons aproveitavam para se reunir em um local discreto da casa, sem despertar suspeitas.

Existem fadas, duendes e gnomos?
Date: 10/1/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Esotericism
Presenter: Mara Sylvia de Farias
Synopsis: A fada simboliza, numa perspectiva psicológica, o poder ou o desejo do homem de construir ou alcançar, com a sua própria imaginação, projetos e desejos inalcançáveis. De acordo com as suas origens, as fadas simbolizam os fios do destino dos homens. São elas que tecem o destino, e cortam o fio da vida quando chega a hora da morte. Geralmente, as fadas aparecem em grupos de três e cada uma simboliza as três principais fases da vida: juventude, maturidade e velhice, ou ainda nascimento, vida e morte. A Co-Maçonaria Universal procura acabar com a ignorância de todas as formas. Cada maçom deve obediência à Ordem e às leis de seu País; deve viver com honra, praticar a justiça, amar seus semelhantes, trabalhar incessantemente para a felicidade da Humanidade e ajudar o ser humano a se livrar dos grilhões da paixão e da ignorância.

Numa sociedade de aparências e falsidades podemos confiar em alguém?
Date: 11/5/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Behavioral Science
Presenter: Elomar Barilli
Synopsis: Confiança é uma palavra que representa o que há de mais importante para manter uma boa relação. A confiança nasce de valores pessoais que cada um cultiva. Não poderemos jamais sermos agentes transmutadores e revolucionários se não adentrarmos em nosso universo e modificarmos em nós o que tentamos modificar no vizinho. É imprescindível que façamos as nossas partes, partes estas que cabem somente a nós modificá-las e transformá-las. Somos os agentes de mudança de nós próprios. A Maçonaria busca cultivar, em seus iniciados, antes de tudo, o despertar da auto consciência amorosa que parte do afloramento, em si mesmo, das mais profundas virtudes colocadas num processo de auto lapidação da personalidade para, então, manifestar relações interativas afetuosas e confiantes.

Ciência e espiritualidade são antagônicos?
Date: 12/3/2019 7:00:00 PM
Topic of Study: Formal Science
Presenter: Luiz Cláudio Dantas
Synopsis: Um breve olhar sobre a história da física revela como alguns de seus mais renomados expoentes tinham uma compreensão bem mais ampla no universo do que aquela que costumeiramente vemos nos livros de história da ciência. A realidade material e espiritual são duas dimensões diversas de uma mesma realidade que pode ser vista tanto com os olhos da ciência, quanto com os olhos da filosofia e da religião. Em Maçonaria pratica-se a Arte Real. Esta tem por objetivo um escopo bem amplo do conhecimento humano, principalmente na busca de explicações entre ciência e fé. Visa à construção do caráter humano.

"A human being is a part of a whole, called by us universe, a part limited in time and space. He experiences himself, his thoughts and feelings as something separated from the rest ... a kind of optical delusion of his consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from this prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty."
Albert Einstien
Physicist
Personal Writings

Rights and Use Information Privacy Policy

Copyright © 2015 - 2019 by The Masonic Philosophical Society, Inc. All rights reserved.
A Univeral Co-Masonry outreach program