Study Center | The Masonic Philosophical Society
The Ancient of Days

São Paulo Study Center

The Masonic Philosophical Society has been growing throughout the world steadily. While we offer many different resources for our members to grow and learn online, there is simply no substitute for attending the Study Center nearest you. When you attend a Study Center of the Masonic Philosophical Society you will have the opportunity, not only to hear from a speaker, but to participate in the dialogue.

São Paulo Study Center
N/A
Sign-Up for future notifications

O Pequeno Príncipe de Saint-Exupery
Date: 4/1/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Literature
Presenter: Raquel Vieira
Synopsis: A obra “O Pequeno Príncipe”, escrita por Antoine de Saint-Exupéry, é um dos livros mais lidos de todos os tempos. Ainda que seja considerado um livro infantil pela simplicidade de sua narrativa, nele são tratados temas tão profundos como o sentido da vida, o amor, a amizade, a solidão e a perda. Os grandes ensinamentos do Pequeno Príncipe nos transportam para um mundo cheio de essências ligadas à sabedoria. Imagens e situações que exemplificam nossas dificuldades e o modo ridículo como, em certas ocasiões, acabamos nos comportando. Porque a vida em essência não é tão complicada como fazemos parecer às vezes, somos sem dúvida nós mesmos que a complicamos. A Maçonaria também utiliza de símbolos para transmitir seus ensinamentos. Dado o fato de os maçons não serem reclusos, que se retiram do mundo, porém homens e mulheres que nesse mundo vivem e trabalham, a moral maçônica não é abstrata, mas intensamente prática.

“Podemos eliminar ou diminuir um comportamento indesejado?” José Jorge Marques.
Date: 6/2/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Jose Jorge Marques
Synopsis: Aprender é mudar e mudar para melhor é essencial para o desenvolvimento pessoal. Para isso precisamos eliminar ou diminuir um comportamento indesejado e implementar um comportamento novo. Assim, paulatinamente vamos desbastando nossas imperfeições e nos aperfeiçoando. A Maçonaria é para pessoas que desejam se aprimorar espiritual, mental e fisicamente. Através do Simbolismo e de alegorias o Maçom aprende os princípios do Amor Fraternal, da Assistência e da Verdade. Os princípios da Maçonaria baseiam-se em sentimentos de profundo amor pela pátria, respeito ao próximo e a vontade pessoal de viver uma vida virtuosa.

Co-Criamos nossa Realidade? Por que mesmo assim não alcançamos o que queremos?
Date: 7/7/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Svetlana Pulvirenti
Synopsis: Somos co-criadores da nossa realidade. Estamos através do que pensamos e sentimos, criando e recriando uma realidade para nossa vida, a cada inspiração e expiração. O desejo de ser feliz é intrínseco a todo ser humano, sabemos também que somos energia, atraímos aquilo que somos , que vibramos e o que estamos vibrando? Ou seja, não há limites para aquilo que o homem deseja fazer, para as mudanças que o homem se dispõe a instaurar. Ora, somos todos filhos de Deus e o poder de criação foi nos dado. Somos co-criadores. A Maçonaria é sinônimo de Autonomia, e isto implica em co-criar , juntamente com o GADU uma nova realidade para o mundo e para a Humanidade.

A sincronicidade representa para nós, a solução que se esconde em nossa mente?
Date: 9/1/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Juliana Arakaki
Synopsis: São inúmeros os casos de sincronicidade, que salvaram pessoas da morte, que uniram casais, momentos especias onde um milésimo de segundo fez toda a diferença, Coincidências ou Sincronicidade? O psicólogo Carl G. Jung foi quem nomeou o termo como sincronicidade, referindo-se à “simultaneidade de dois acontecimentos interiores e exteriores, de um modo que não é possível explicar, mas que tem certo sentido para a pessoa que observa”. A Maçonaria trabalha com sincronicidade com o Universo, buscando estar o mais próximo possível deste ritmo, onde tudo se torna perfeito e harmonioso.

Nos relacionamos por interesse?
Date: 10/6/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Behavioral Science
Presenter: Rosana Bemvenuto
Synopsis: Os relacionamentos são nutridos diariamente, e muitas vezes quando deixamos de alimenta-lo, ele enfraquece e morre. Relações de interesse todos nós temos. Em menor ou maior escala, todos nós nos relacionamos por algum interesse: amizade, presença, dinheiro. O difícil é perceber o quanto os nossos interesses passam por cima de nossos valores pessoais.

PODEMOS SUPERAR O RESSENTIMENTO E A MÁGOA?
Date: 12/1/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Natural Science
Presenter: Jose Jorge Marques
Synopsis: Mais cedo ou mais tarde, as pessoas que você conhece lhe desapontam de alguma maneira: dizem alguma coisa que magoa, deixam de dizer algo importante, fazem algo que lhe deixa zangado, deixam de fazer algo que deveriam ... Isso é inevitável. Infelizmente, você piora as coisas quando se sente infeliz por causa das palavras ou ações de outra pessoa. Quando você se detém sobre uma afirmação rude ou uma ação insensível praticada pelos outros, está buscando problemas mais profundos. Quanto mais você se detiver sobre estas coisas, mais desgostoso ficará. A Maçonaria é uma fraternidade que procura afastar todas as causas de divisão e rivalidade, buscando ajudar todos os seres humanos a se manterem unidos e trabalharem juntos para a perfeição da Humanidade. Perdoar, na maçonaria substitui-se essa virtude pela tolerância, que é um estado de compreensão elevada, expressa pelos nobres sentimentos daquele que a possui.

"A human being is a part of a whole, called by us universe, a part limited in time and space. He experiences himself, his thoughts and feelings as something separated from the rest ... a kind of optical delusion of his consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from this prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty."
Albert Einstien
Physicist
Personal Writings

Rights and Use Information Privacy Policy

Copyright © 2017 by The Masonic Philosophical Society, Inc. All rights reserved.